A Avenida João César de Oliveira, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será parcialmente interditada, a partir deste domingo (10), para o início das obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). As intervenções, com um custo de R$ 23 milhões, têm previsão de conclusão apenas em fevereiro de 2026.
De acordo com a Prefeitura de Contagem, os trabalhos serão feitos em três turnos, de segunda a sábado, para agilizar o processo. As obras incluem a correção de desníveis, o alargamento de pistas e melhorias no acesso às estações de ônibus.
“Essas são obras muito importantes, de adequações que precisam ser feitas, para que o transporte público de Contagem possa ser realmente para todos. Sabemos que essas intervenções vão gerar impactos no trânsito na av. João César de Oliveira e regiões próximas, já que ela é uma via essencial para a mobilidade em Contagem. Mas contamos com o compromisso da empresa vencedora da licitação para que tudo seja feito da maneira correta e dentro do cronograma previsto”, disse Marília Campos, prefeita de Contagem.
Entre as principais mudanças está a criação de uma faixa exclusiva para coletivos entre as avenidas Dilson de Oliveira e João César, na altura da estação Fórum, visando diminuir o tempo de viagem.
Para garantir a segurança, serão instalados gradis metálicos entre as estações 1 e 10, direcionando os pedestres para pontos de travessia seguros. A prefeitura também informou que haverá gestão de tráfego, sinalização reforçada e equipes de monitoramento para minimizar os transtornos durante o período das obras.