Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Venda Nova

Avenida Vilarinho e rua Álvaro Camargos recebem mutirão de prevenção às chuvas

Ação "Dia D" foca na limpeza e na conscientização para o período chuvoso na região de Venda Nova

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/10/2025 às 11:04.Atualizado em 22/10/2025 às 11:27.

Um mutirão, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, realizou nesta quarta-feira (22) o "Dia D" de prevenção às chuvas na região de Venda Nova, no entorno da avenida Vilarinho e da rua Doutor Álvaro Camargos, vias historicamente marcadas por enchentes e alagamentos no período chuvoso.

A ação, que reuniu diversos órgãos municipais e voluntários, buscou reforçar o plano preventivo da cidade para minimizar os impactos das chuvas. A mobilização teve início na praça do Habib’s, ponto de concentração na avenida Vilarinho.

Roger Victor, diretor de articulação institucional da Defesa Civil, destacou a importância da participação do cidadão no esforço preventivo. Segundo ele, o monitoramento das condições climáticas é feito 24 horas pela Defesa Civil para gerar alertas que podem ser acessados pela população.

"O cidadão pode participar disso. Ele, recebendo os alertas preventivos da Defesa Civil", afirmou o diretor. Os alertas são divulgados nas redes sociais da Defesa Civil BH e, de forma imediata, pelo canal público do WhatsApp. O acesso ao canal permite receber informações em tempo real sobre condição do clima, locais e intensidade da chuva e, se necessário, os bloqueios de via para que as pessoas possam tomar rotas adequadas.

O diretor também ressaltou a importância da correta destinação do lixo: "É fundamental colocar o lixo na hora certa, no dia certo. Se ver que tem previsão de chuva, retira esse lixo da rua. (...) Não jogar lixo na rua, não jogar lixo dentro dos córregos, a prefeitura periodicamente faz limpeza dentro dos córregos. Já foram retirados desses córregos carrinhos, sofás, colchões. Então, tudo isso obstrui o curso natural da água e se a água está obstruída, fatalmente vai acontecer uma inundação ou um alagamento."

Limpeza e conscientização

Breno Serôa da Motta, superintendente da SLU, destacou que a ação em Venda Nova tem um duplo objetivo: "fazermos, além de uma ação efetiva de limpeza dos grandes corredores aqui, ainda fazer limpeza dos córregos, mas principalmente fazer uma ação visível para relembrar a população dos riscos do período chuvoso."

O superintendente informou que só neste ano a SLU já retirou $\text{2.000}$ toneladas de lixo dos córregos da região de Venda Nova. Ele fez um apelo para a colaboração da população.

"A população tem que acomodar o seu lixo da forma correta, colocar no horário específico para que esse lixo não fique exposto numa eventual chuva, ele não seja levado a entupir uma boca de lobo, aí para um leito do córrego, obstruir a drenagem e provocar um alagamento, que esse alagamento, além dos danos materiais e o mais importante, expor as vidas, ainda traz outras doenças, consequências, prejuízos", disse Breno.

Durante a ação desta quarta foram realizadas ações de panfletagem, conscientização, limpeza de bocas de lobo, além de abordagem social.

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por