Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares recebe certificação nacional da Fiocruz
Reconhecimento destaca excelência no atendimento materno-infantil e protagonismo mineiro em emergências sanitárias

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), tornou-se o primeiro do Estado a ser reconhecido pelo Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano.
A chancela foi entregue na terça-feira (6), durante o evento Pré-COP30 do setor Saúde, realizado em Belém (PA). A certificação representa um marco importante para o serviço. Foi feita uma avaliação rigorosa, de 27 itens.
"Atingimos 100% de conformidade em 16 deles e, nos demais, obtivemos uma média de quase 80%”, comemora a coordenadora da unidade, Karine Antunes.
Ela destacou que o foco, agora, é alcançar 100% em todos os quesitos e apoiar os demais bancos de leite de Minas a chegar neste índice.
O programa, idealizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo fortalecer a capacidade científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade dos bancos de leite humano.
Atuação emergencial
Além da certificação, o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares também recebeu uma menção de agradecimento pela atuação exemplar durante a emergência sanitária ocorrida no Rio Grande do Sul, no ano passado, em razão das intensas inundações que assolaram Porto Alegre e outros diversos municípios gaúchos.
“Fomos reconhecidos pela resposta emergencial rápida e inovadora. Minas Gerais era, na época, o segundo estado com maior estoque de leite humano do país, com cerca de 120 litros disponíveis para doação, caso fosse necessário”, destaca a coordenadora.
Serviço
Com quase quatro décadas de atuação, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é responsável por coordenar os cursos de manejo clínico do aleitamento materno, além de prestar assessoria técnica aos demais bancos de leite e postos de coleta do estado.
O serviço realiza coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado. Também oferece atendimento pediátrico, psicológico e nutricional às mães e bebês atendidos. Mulheres com dificuldades para amamentar podem procurar gratuitamente o serviço, que fornece orientações sobre aleitamento e cuidados com a mama.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais