alerta

Barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, está no nível 3 de emergência

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/03/2022 às 10:19.
Atualizado em 09/03/2022 às 14:50
 (Reprodução/ArcelorMittal)

(Reprodução/ArcelorMittal)

A barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi reclassificada para o nível 3 de emergência.

A informação foi divulgada pela ArcelorMittal, mineradora responsável pela barragem. Segundo a empresa, o nível de classificação foi modificado após a entrada em vigor de uma nova resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), que alterou os critérios. 

Por nota, a empresa informou que a reclassificação em nada muda as condições de segurança da barragem. "A estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e não há exigência de novas medidas ou ações adicionais de segurança".

Em 2019, famílias de Itatiaiuçu foram obrigadas a sair de casa por conta do risco de rompimento da barragem. Nessa terça (8), inclusive, uma manifestação em frente à mina cobrava o cumprimento de um acordo assinado com as famílias que precisaram ser retiradas de regiões próximas ao local há três anos.

O grupo também pediu que a ArcelorMittal assuma o compromisso de promover treinamentos de segurança e uso de rotas de fuga para moradores dos arredores da mina Serra Azul.

A barragem está desativada desde 2012 e será descaracterizada com a retirada do material contido no interior. “Para viabilizar a descaracterização, e em cumprimento a uma resolução da ANM, a empresa deu início à construção de uma Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ)”, concluiu a mineradora.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por