
Uma barragem de água construída de forma irregular em Curral de Dentro, na região Norte de Minas, foi interditada após uma vistoria detectar problemas estruturais que colocavam em risco a estrutura do local. O proprietário da barragem foi autuado.
De acordo com o Governo de Minas, a partir da atuação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas vistoriou a barragem, localizada em propriedade particular.
No local foram constatados vazamentos e rachaduras na barragem, que não tem autorização para operar. Imediatamente, foi realizada uma intervenção emergencial para baixar o nível de água e garantir a segurança mínima da construção.
As três famílias situadas na área, totalizando sete pessoas, e os animais domésticos foram retiradas de casa, com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal. De acordo com os Bombeiros, todas as famílias seguem em segurança, fora da área de risco. Os órgãos competentes do Governo de Minas seguem acompanhando a situação.
O proprietário da barragem foi autuado por construir e manter uma estrutura irregular, sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), e deverá cumprir uma série de medidas de segurança para regularizar a barragem. A estrutura seguirá interditada até o atendimento de todas as exigências dos órgãos ambientais.
Entre as medidas necessárias, estão o cadastro da estrutura no prazo de até 30 dias, além da apresentação de relatório técnico-fotográfico semanal, contendo o acompanhamento diário da estrutura. O responsável também terá que apresentar relatórios com o nível do reservatório e o detalhamento das ações realizadas para a correção dos danos identificados.