Teófilo Otoni

Barragem transborda com tromba d'água em Pedro Versiane e deixa famílias desalojadas

Luciane Amaral
lamaral@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/12/2022 às 22:01.Atualizado em 01/12/2022 às 22:10.
Tromba d'água atinge distrito de Teófilo Otoni e deixa sete famílias desalojadas (Prefeitura de Teófilo Otoni)
Tromba d'água atinge distrito de Teófilo Otoni e deixa sete famílias desalojadas (Prefeitura de Teófilo Otoni)

A tromba d’água que atingiu o município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, deixou, pelo menos, sete famílias desalojadas no distrito de Pedro Versiani.

“Em algumas casas, a água chegou a um metro e meio de altura. As pessoas perderam tudo”, informou o prefeito da cidade, Daniel Sucupira.

Ele explicou que a tempestade atingiu a área rural no fim da tarde. E uma barragem de captação de água da chuva de uma fazenda transbordou, atingindo a localidade onde vivem mais de cem famílias.

View post on X

Assim que soube da enchente, Sucupira seguiu para o vilarejo, acompanhado de bombeiros militares. Máquinas da prefeitura trabalham durante a noite, para retirar a lama.

Servidores das secretarias de Assistência Social, Agropecuária, Meio Ambiente e a Defesa Civil municipal atuam no socorro às vítimas e fazem avaliação dos danos.

Ainda segundo o prefeito, escureceu rapidamente e só pela manhã será possível avaliar os prejuízos causados pela tromba d´água. Ninguém ficou ferido, mas a força da enchente pode ter carregado animais das fazendas da região que foram afetadas.

A enxurrada que desceu da barragem passou pelo distrito e seguiu para o Rio Todos os Santos, que é afluente do Rio Mucuri.

Daniel Sucupira ressaltou a gravidade da situação em Teófilo Otoni que foi atingida por fortes chuvas desde a última quinta-feira (30).

“A prefeitura pagou aluguel social para algumas famílias e outras foram para a casa de amigos e parentes. Montamos dois abrigos na sede do município, que ainda não foram usados. E estamos avaliando a necessidade de montar outro aqui em Pedro Versiani”, declarou.

O acesso ao distrito está prejudicado desde sábado (26), depois que parte da BR 418 cedeu.“Entreguei um ofício ao secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, que esteve em nossa cidade nesta semana, pedindo ajuda humanitária e recursos para atender a mais de 120 famílias desalojadas no município”, destacou.

De acordo com o prefeito, 14 comunidades rurais estão sem acesso, desde a semana passada.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por