Previsão do tempo

Belo Horizonte pode ter 'névoa seca' a partir de domingo; entenda o fenômeno

Clara Mariz
@clara_mariz
14/07/2022 às 16:15.
Atualizado em 14/07/2022 às 16:19
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Com a chegada do tempo frio, a baixa umidade do ar também começa a ficar mais presente. Até as 19h desta quinta-feira (14), 200 cidades mineiras estão em alerta para a secura do ar. Belo Horizonte e região Metropolitana ainda podem sofrer com a chamada "névoa seca" a partir de domingo (17).

Esse fenômeno ocorre, normalmente, durante a tarde, quando as temperaturas estão mais altas. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Ferreira, a névoa seca é o contrário da neblina, que desloca a umidade. "Durante esse período os valores (da umidade do ar) podem ficar abaixo de 30%", explicou.

Em meio ao alerta de tempo seco, o Inmet recomendou que as pessoas aumentem o consumo de líquidos, principalmente água, evitem desgastes físicos nas horas mais secas e quentes e evitem exposição desnecessária ao sol nesses momentos.

Segundo Anete Ferreira, apesar do aviso, nesta semana foi registrado aumento da umidade. "Nos dias em que o céu permaneceu mais nublado, como hoje de manhã (esta quinta), tivemos um pico de umidade do ar", disse a meteorologista. Até as 15h desta quinta, nas estações Pampulha e Belvedere do Inmet a umidade registrada chegou a 38%.

Alerta de baixa temperatura 
Além da possibilidade de névoa seca, Belo Horizonte está em alerta de baixa temperatura até a próxima segunda-feira (18). Segundo a Defesa Civil Municipal, nas primeiras horas do dia, os termômetros podem marcar em torno de 12º C.

O órgão recomenda que a população se hidrate, evite banhos com água quente, "para não potencializar o ressecamento da pele", use agasalhos durante as atividades físicas, e em ambientes fechados mantenha as janelas abertas para ventilação.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por