
Adolescentes de Belo Horizonte vão precisar esperar o município receber mais doses de vacina contra Covid-19 para tomar a terceira dose. Municípios com estoques do imunizante já podem iniciar a aplicação do reforço para o público entre 12 e 17 anos que tenha completado quatro meses da segunda dose.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de BH disse que são 161 mil pessoas na faixa etária na capital mineira. “As doses remanescentes são insuficientes para convocar todas as pessoas contempladas”, explica.
Conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o imunizante indicado como prioridade na aplicação da dose de reforço é o da farmacêutica Pfizer. No entanto, a Coronavac também é alternativa.
A prefeitura informou que utilizará o imunizante que for enviado pelo Ministério da Saúde. O município também reforça ter solicitado a remessa de doses para a secretaria estadual, que demandou o Ministério da Saúde. Não há previsão de quando o impasse será solucionado.
A aplicação do reforço para o grupo é cobrada por especialistas em meio ao aumento no número de casos. “A saída é essa, e aquelas pessoas que podem tomar a quarta também devem receber”, afirmou o infectologista Unaí Tupinambás, ex-membro do extinto Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em BH.