
Agentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fazem, nesta quinta-feira (30), um mutirão de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti no bairro Dandara, na região da Pampulha. Além da transmissão da dengue, o mosquito é o transmissor da chikungunya e zika. A expectativa de recolher 1,5 a 2 toneladas de resíduos. O bairro foi escolhido para a limpeza devido ao alto índice de imóveis com larvas do Aedes.
Representantes do executivo municipal alertam que a ajuda da sociedade é essencial. “Todas as medidas que o poder público efetiva não vão ter resultados sem o apoio imprescindível da população. Pelo menos uma vez por semana o morador tem que fazer uma vistoria no local e certificar que ali não tem nenhum objeto que pode acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Sem esquecer de olhar se a caixa d'água está tampada”, orienta o gerente regional das Zoonoses Pampulha, Antônio Willi de Paula.
Os moradores foram informados antecipadamente sobre o mutirão. Segundo a PBH, um levantamento aponta que 86,9% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios. Na ação, os agentes recolheram objetos que podem acumular água.
“Todas as medidas que o poder público efetiva não vão ter resultados sem o apoio imprescindível da população. Pelo menos uma vez por semana o morador tem que fazer uma vistoria no local e certificar que ali não tem nenhum objeto que pode acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Sem esquecer de olhar se a caixa d'água está tampada”, orienta o gerente regional das Zoonoses Pampulha, Antônio Willi de Paula.
Equipes de combate a endemias estiveram na ação para orientar a população sobre a coleta de lixo e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Só neste ano, mais de 344 toneladas de materiais foram recolhidos em 252 mutirões da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
Ildete Souza Leal, 56 anos, faxeira agradeceu e elogiou a iniciativa da PBH. “É muito importante para nós, porque tira o lixo das ruas, não deixa trazer mosquitos da dengue, ratos, nem doença pra gente. É muito bom, nós estamos gostando da limpeza”, observou a moradora do bairro.