
BH recebeu as urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que serão utilizadas nas novas eleições para o Conselho Tutelar, no próximo domingo (3). O lacre das urnas foi feito durante um evento da prefeitura (PBH) no Centro de Referência das Juventudes, manhã desta quarta-feira (29).
Entre os eleitos, cinco serão titulares para cada uma das nove regionais e nove suplentes. O fluxo de apuração dos votos foi estabelecido pelo TRE-MG. Mais de 2 mil servidores da prefeitura devem garantir a organização das eleições.
Os candidatos e eleitores estão distribuídos de acordo com a regional onde moram. Para votar, os eleitores devem obrigatoriamente levar documento de identificação com foto e CPF, e um comprovante de residência válido (conta de água, luz, telefone, boletos bancários, guia de IPTU, entre outros) registrado em nome próprio. Adolescentes de 16 e 17 anos podem votar, apresentando comprovante de residência na regional, em nome do pai ou responsável legal.
As informações sobre candidatos e locais de votação estão disponíveis no site da PBH.
Eleições adiadas
A eleição para escolha dos Conselheiros Tutelares aconteceram simultaneamente em todas as cidades do Brasil no dia 1º de outubro. No entanto, na capital mineira o sistema de votação desenvolvido pela própria PBH apresentou instabilidade. Após recomendação da Defensoria Pública de Minas, as eleições foram anuladas e remarcadas.