economia aquecida

BH tem a maior intenção de compras para o Dia dos Namorados desde 2019, antes da pandemia

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
06/06/2022 às 19:17.
Atualizado em 06/06/2022 às 19:23
Valor médio dos presentes de Dia dos Namorados em BH será de R$ 98,13, conforme pesquisa (Fernando Michel)

Valor médio dos presentes de Dia dos Namorados em BH será de R$ 98,13, conforme pesquisa (Fernando Michel)

O Dia dos Namorados, celebrado no próximo domingo (12), promete aquecer a economia de Belo Horizonte. Conforme pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead/UFMG), divulgada nesta segunda-feira (6), 38,10% pretendem presentear alguém na data. Este é o maior percentual desde 2019, ano anterior ao início da pandemia da Covid-19. 

O valor médio dos presentes será de R$ 98,13 — reedução de 6,75% em relação a 2021, quando o valor foi de R$ 105,22. Conforme a pesquisa, a faixa do valor para presentes acima de R$ 150 foi a mais citada e corresponde a 27,50% dos consumidores que pretendem presentear neste ano. 

A pesquisa foi realizada com 210 consumidores, por meio do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. 

Shoppings também tem estimativa positiva 

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. Com isso, o setor deve movimentar cerca de R$ 4,2 bilhões durante os dias 6 e 12 de junho.

Se os dados se confirmarem, os shoppings deverão ter ainda um faturamento 8% superior ao Dia dos Namorados de 2019. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 95% têm expectativas positivas para a data e 67% acreditam que as vendas devem superar os resultados do último ano antes da pandemia de Covid-19. 

A expectativa é que, em 2022, o ticket médio seja superior a R$ 214,00. Espera-se, portanto, aumento de 5,4% em relação ao valor médio das vendas registradas no mesmo período de 2021, que foi de R$ 203,00.

Entre os produtos que mais devem ser comercializados, estão: perfumaria e cosméticos (95%), joalheria (80%) e vestuário (79%), que devem ser os mais comprados pelos homens; já o público feminino deve buscar itens de vestuário (95%), artigos esportivos (68%) e calçados (68%).

O levantamento foi realizado com os empreendedores entre os dias 25 e 31 de maio de 2022. 

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