(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Belo Horizonte vai implantar aproximadamente 80 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. As intervenções irão ocorrer em importantes avenidas - como Andradas e José Cândido da Silveira - de seis regiões da capital. O projeto será divido em três fases, sendo que as duas primeiras deve ser concluídas em 2022.
Atualmente, BH tem mais de 47 km de pistas exclusivas ou preferenciais para coletivos. Com as mudanças, segundo a BHTrans, a expectativa é de redução no tempo dos deslocamentos, aumentando em até 20% a velocidade operacional dos coletivos. Outros ganhos, conforme a empresa, são para as condições de travessia e acessibilidade, além da redução dos custos operacionais.
A proposta consta no novo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob-BH), apresentado pela BHTrans em 31 de agosto. A primeira etapa do processo já começou, com orientações aos motoristas na região central.
Serão 10,6 km de extensão no primeiro terço do projeto, orçado em R$ 3,9 milhões. A segunda fase, com custo de R$ 39 milhões, prevê 64,3 km. A última etapa, ainda sem previsão do gasto necessário, terá mais 3,8 km de vias exclusivas.
Saiba onde haverá implantação de faixas exclusivas para ônibus:
Noroeste
Centro-Sul e Oeste
Venda Nova
Pampulha
Nordeste
Leste
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