Pais e responsáveis são convocados para levar os filhos aos pontos de vacinação neste sábado (30), para atualizar o calendário vacinal com doses contra a Gripe, o Sarampo e a Covid.
A cobertura vacinal de Sarampo em BH está em 9,2%, a da Gripe, em 27,2%. Para a segurança da população, o uso da máscara ainda será obrigatório em todos os equipamentos e serviços de saúde da cidade, como os Centros de Saúde.
Além dos Centros de Saúde, haverá postos extras para garantir a imunização do público infantil. As informações com horários, públicos prioritários, vacinas disponíveis e locais serão divulgadas em breve pela PBH.
Para a segurança da população, o uso da máscara ainda será obrigatório em todos os equipamentos e serviços de saúde da cidade, como os Centros de Saúde, informa a prefeitura.
A vacina contra a Covid-19 é para crianças de 5 a 11 anos. Já as da faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos podem tomar as vacinas contra a Gripe, causada pelo vírus influenza, e o sarampo, lembrando que este imunizante já está previsto no esquema vacinal no cartão.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil alvo da campanha deste sábado deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
Vacinação de adultos
Também neste sábado, quando termina a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também devem se imunizar idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.
Em todo o país, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação será realizada nos dias 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.
Leia mais