
É só a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Poços de Caldas, no Sul de Minas, entrar no carro para alguma operação que o cãozinho Planopinho "está a postos" para "acompanhar" o trabalho. O animal corre ao lado da viatura e, quando consegue chegar em tempo, ainda acompanha a abordagem dos agentes.
Vídeo gravado com um drone é a prova de que o "cão policial" não brinca em serviço. Durante uma abordagem a um motorista suspeito de embriaguez, o Planopinho estava atento e, quando o homem arrancou o carro e tentou fugir, ele acompanhou a viatura até o momento em que o veículo é parado pela PRF. Veja o vídeo:
De acordo com a Polícia, o condutor, além de ter ingerido bebida alcóolica, não tinha habilitação, a documentação do carro estava atrasada e os pneus lisos.
Como tudo começou
Segundo o chefe da delegacia da PRF de Poços de Caldas, Daniel Vieira, o Planopinho chegou há dois anos e logo foi adotado por toda a equipe.
"Todo mundo aqui adora cachorro. Ele tem casinha, comida, caderneta de vacinação e direito a visitas ao pet shop para banho e tosa", contou Daniel.
O policiai disse que a equipe fica preocupada com a correria que o Planopinho arruma na hora que a viatura sai da delegacia. "Mas é impossível contê-lo. É muito independente. A gente fica preocupado com o risco de ele ser atropelado ou se machucar. Mas, ainda bem que ele corre por 100, 200 m e depois para, fica olhando o carro se afastar", afirmou.
O nome do cão foi escolhido por acaso. A PRF usa um sistema informatizado chamado "Planop". "Como a gente usa a palavra com frequência, acabou adotando o diminutivo para chamar o cachorro", explicou Daniel Vieira.
Leia Mais: