Inclusão

Câmara de BH derruba veto de Kalil e aprova escolas bilíngues para alunos surdos

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
02/05/2022 às 21:14.
Atualizado em 02/05/2022 às 21:17

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) derrubou o veto da Prefeitura ao projeto que aprova a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português na rede municipal de ensino da capital. A votação, ocorrida em turno único nesta segunda-feira (2), recebeu 39 votos favoráveis à derrubada e um contrário.

O projeto, de autoria da professora Marli (PP), considera a implementação da Libras como primeira língua e Português, na modalidade escrita, como segunda em instituições de ensino para alunos surdos. O objetivo, segundo o texto, é assegurar um modelo de política educacional destinado ao ensino regular inclusivo.

O texto havia sido vetado pelo então prefeito Alexandre Kalil (PSD). Na época, o mandatário avaliou que a proposta propõe a estruturação de escolas especializadas, o que iria contra o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

Os vereadores mantiveram o veto da PBH ao Artigo 3º. Com isso, os responsáveis legais pelos estudantes poderão escolher pela educação regular ou pela escola bilíngue.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por