Agência Nacional de Águas

Carga de coronavírus nos esgotos de Belo Horizonte entre junho e julho atinge nível de alerta

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
08/07/2022 às 20:06.
Atualizado em 08/07/2022 às 20:12

Belo Horizonte está entre as quatro capitais com aumento significativo das cargas do novo coronavírus  (SARS-CoV-2) nos esgotos, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feria (8) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A ANA emitiu uma nota de alerta à capital mineira depois que a Rede de Monitoramento Covid Esgotos constatou que, entre 1º e 7 de maio, houve um forte aumento da carga do novo coronavírus no esgoto que chega às estações de tratamento Arrudas e Onça – que atendem cerca de 70% da população belo-horizontina e parte de Contagem, na região Metropolitana.

Entre 22 e 28 de maio, o levantamento verificou que a carga viral atingiu o maior patamar desde abril de 2020, quando começou o monitoramento na capital: 708 bilhões de cópias do novo coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes.

Na semana seguinte, de 26 de junho a 2 de julho, as cargas virais continuaram elevadas em Belo Horizonte: 304 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes.

Além de BH, Brasília, Curitiba e Fortaleza  também atingiram patamares elevados de cargas do novo coronavírus na rede de esgoto.

Segundo a nota de alerta, o registro de cargas virais nessas quatro cidades tem sido acompanhado pelo aumento do número de casos de Covid-19 na maioria das regiões monitoradas.

A orientação é para que nas quatro capitais sejam mantidas as  medidas de prevenção e controle para a redução da disseminação do vírus causador da pandemia.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por