
A infecção que combina os vírus da gripe e Covid-19, conhecida como Flurona, deve ser confirmada pela primeira vez em Minas Gerais entre esta quinta (6) e sexta-feira (7). Segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, "nunca se estudou tanto um vírus" como esse, que já foi inclusive confirmado em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará.
"Atualmente, temos seis casos em investigação, que devem ser confirmados hoje ou amanhã", explicou o secretário. "A Funed está investigando o vírus no Estado, mas felizmente, a relação entre os vírus ainda não nos tem preocuopado com relação às internações".
Ainda conforme Baccheretti, a grande preocupação em Minas continua sendo a Covid-19. "Em termos técnicos, não há epidemia de gripe no Estado. O que temos é um aumento no número de casos", explica.
Por outro lado, três casos de Flurona foram confirmados nessa quarta-feira (5) em Poço Fundo, no Sul do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, os testes foram feitos em laboratórios particulares e encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) na mesma data. A confirmação ainda não foi ratificada pela SES.
Além desses, três notificações são investigadas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e outra em Machado, também no Sul de Minas.