Cemitérios de BH terão homenagens, chuva de pétalas, missas e ações especiais no Dia de Finados
Necrópoles públicas e privadas também organizaram oficinas infantis e momentos de acolhimento para o domingo (2)
Celebrado neste domingo (2), o Dia de Finados contará com uma série de homenagens, celebrações religiosas e atividades de acolhimento em cemitérios de Belo Horizonte. A programação inclui missas, ações culturais e iniciativas voltadas à reflexão e à memória dos que partiram.
Os cemitérios públicos municipais de BH - Bonfim, Paz, Saudade e Consolação - estarão abertos das 7h às 17h30, com reforço nas equipes de atendimento e sinalização especial para facilitar a localização dos jazigos. Dentro dos cemitérios, os visitantes poderão usar o Sistema de Necrópoles do Município (Sinec), acessível por QR Code ou pelo site, para consultar o local exato da sepultura.
Depositar flores naturais nas lápides será permitido, desde que não acumulem água, e haverá celebrações religiosas ao longo do dia - com missas a partir das 7h e variações de horários conforme o cemitério.
Homenagens no Bosque da Esperança
No Bosque da Esperança, o evento “A Aquarela da Vida: uma Jornada em Poesia e Canção” será o destaque do dia. A programação começa às 8h, com palestras musicais da cantora Juliana Vieira e o grupo Nosso Tom, missas, culto evangélico e atividades infantis.
Também está prevista chuva de rosas, às 10h45, quando pétalas serão lançadas de um helicóptero sobre o cemitério, acompanhadas pela trilha sonora da Orquestra Criarte. O local espera receber mais de 10 mil visitantes. Para as crianças, haverá oficinas de pintura, contação de histórias e outras atividades para lidar com o luto de forma acolhedora. A programação se encerra às 18h.
Ações no Parque da Colina
O cemitério Parque da Colina também terá programação especial das 7h às 17h. Entre os destaques estão as ações simbólicas “Barcos da Saudade”, “Bonde do Abraço” e “Árvore da Homenagem”, onde visitantes podem deixar mensagens dedicadas aos entes queridos. Um sistema gratuito permitirá a localização de jazigos por WhatsApp,
O arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrará missa às 10h, seguida do lançamento dos “Barcos da Saudade” na lagoa do cemitério. O cemitério oferecerá ainda pontos de saúde com aferição de pressão e distribuição gratuita de açaí.
Leia mais: