Chuvas em BH

'Cenário de Guerra': moradores relatam insegurança após enchentes na avenida Bernardo Vasconcelos

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
08/12/2022 às 10:10.
Atualizado em 08/12/2022 às 10:16
Moradores da avenida Bernardo Vasconcelos citam "cenário de guerra" após enchente dessa quarta-feira (7) (Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

Moradores da avenida Bernardo Vasconcelos citam "cenário de guerra" após enchente dessa quarta-feira (7) (Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

"Cenário de guerra e tristeza". Essas são as palavras usadas por moradores da avenida Bernardo Vasconcelos, na região Nordeste de Belo Horizonte, para caracterizar o cenário de destruição da via na manhã desta quinta-feira (8). O local foi um dos mais afetados pelo temporal que atingiu a capital mineira e região Metropolitana na noite dessa quarta-feira (7).

Luiz Sacramento, de 61 anos, mora perto da avenida há mais de 50 anos e conta que, infelizmente, as enchentes não são são novidade.

"Toda vez que temos uma chuva forte é o mesmo cenário. Acho que não tem nem solução, porque acontece há tanto tempo e ninguém toma providência. Carro descendo no meio da enxurrada e por aí vai”, lamentou.

O morador teme que novas tragédias sejam registraras no local durante o período chuvoso. "Ontem (quarta) começou a chuva forte e eu sabia que ia acontecer. Sem sombra de dúvida podemos ter mais tragédias, não só aqui como na Teresa Cristina e na Vilarinho. É fatal. As pessoas já não têm muito, vem a chuva e perdem tudo", reclamou.

O comerciante José Henrique Silvestre, de 61, contou que já presenciou diversas enchentes nos últimos 27 anos e alertou para o risco de doenças como leptospirose devido às enxurradas.

"E as doenças ? Dengue, leptospirose. Ontem (quarta) eu tomei banho de água sanitária e álcool após ajudar as pessoas aqui. E quem não tem essa condição?”, questionou.

O morador aproveitou para fazer um apelo ao poder público para que tome providências antes que uma tragédia aconteça. "Isso está na cidade inteira, mas não se faz nada. Meu Deus, até quando? Nós cansamos de salvar vidas aqui. Se acontecer essa enchente e pegar o trânsito bloqueado, pessoas vão morrer”, alertou.

Temporal
A forte chuva que caiu em Belo Horizonte no início da noite desta quarta-feira (7) provocou alagamentos, trânsito lento em diversas avenidas e bloqueio em alguns pontos da capital. 

Por causa do volume de chuvas previsto para as próximas 72 horas, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para possibilidade de risco geológico que dura até sábado (10). 

De acordo com o órgão, “é recomendável ter cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos” e que “interessados em receber alertas preventivos podem enviar uma mensagem de ‘Olá’ para o número (61) 2034-4611 e receber os avisos pelo WhatsApp".

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por