Grande BH

Cenipa inicia perícia em helicóptero que caiu em Contagem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/04/2022 às 11:43.
Atualizado em 12/04/2022 às 11:56
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciam, nesta terça-feira (12), a perícia e investigação no helicóptero que caiu ontem em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A ação será realizada por profissionais do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), do Rio de Janeiro, coordenado pelo órgão.

Conforme comunicado enviado para a reportagem, a primeira ação da equipe consiste em identificar indícios, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos. "Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência", esclareceu ainda o órgão.

A investigação será concluída no menor prazo possível, conforme o Seripa III, e mantém o objetivo de prevenir novas ocorrências desse tipo. 

As causas do acidente ainda serão investigadas. Porém, conforme o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o helicóptero teve uma falha mecânica.

Histórico de reincidência

Essa foi a segunda vez que a mesma aeronave caiu. De acordo com um documento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a queda anterior aconteceu em setembro de 2016, em Contagem, também com dois tripulantes – uma instrutora e um aluno. Na ocasião, os dois tiveram apenas ferimentos leves e o caso foi registrado como "perda de controle do voo".

À época, o Cenipa concluiu que o acidente foi causado por uma "queda da RPM do rotor principal", o que fez com que a aeronave perdesse altitude e colidisse com o solo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por