
A Prefeitura de Felício dos Santos, na região Central, determinou, na tarde desta quinta-feira (26), a suspensão das aulas na rede municipal de educação devido ao registro de 27 casos - 26 crianças e um adulto- de escarlatina, doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Segundo a Secretária de Educação do município, Eloísa Rocha, as aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira (30).
Segundo o secretário de saúde da cidade, Salvador Fernandes, as primeiras pessoas com sintomas apareceram há cerca de três dias, mas que na quinta-feira aumentou o número de infectados.
O secretário salienta que tudo indica que é um surto da doença, mas que não é possível afirmar já que os infectados não realizaram exames comprobatórios.
Fernandes diz que o objetivo do município é encaminhar os casos para testagem na Fundação Ezequiel Dias (Funed), para certificar se houve surto ou não, e conta que nenhum dos enfermos foi internado e todos já estão medicados e respondendo à medicação.
O caso ocorre na mesma semana em que três crianças morreram - uma de 3 e duas de 10 anos - após terem febre e dor de garganta em São João del-Rei. As mortes podem estar relacionadas com a mesma bactéria que causou a suspensão das aulas em Felício dos Santos. No entanto, ainda não há confirmação se as mortes foram causadas pela doença.
Ainda de acordo com Eloísa, as escolas foram higienizadas e desinfectadas pela vigilância sanitária. Os pais foram orientados a manterem suas crianças em casa e a evitarem aglomerações para reduzir o risco de contágio.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais:
Número de dívidas por CPF desacelera em BH e inadimplência fica abaixo da média registrada no país
Brasil encara a Colômbia na segunda rodada do Pan-Americano