Cidades mineiras estão autorizadas a iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 40 anos. Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde publicou nota técnica recomendando a aplicação da dose adicional na faixa-etária.
Consultada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que as cidades com estoques extras de vacinas já devem ampliar o grupo vacinal com a segunda dose de reforço.
“A secretaria reforça que os municípios são responsáveis pela operacionalização da campanha e devem realizar o planejamento nos territórios conforme a realidade local”, afirmou a pasta em nota.
Além dos maiores de 40 anos, também podem ser convocados para aplicação da terceira dose de reforço os maiores de 18 anos que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única).
Critérios
É necessário ter completado quatro meses desde a administração da última dose. Para as aplicações da quarta dose, conforme a nota técnica da Saúde, devem ser usados os imunizantes dos laboratórios Pfizer, Janssen e AstraZeneca.
Gestantes e puérperas que receberam a vacina Janssen no esquema primário seguido por uma dose de reforço de qualquer imunizante estão aptas a receber o reforço com a vacina da Pfizer. Caso o imunizante não esteja disponível, poderá ser usada a CoronaVac.