400 mil com a 1ª dose

Cobertura aumenta, mas só uma a cada cinco crianças mineiras está vacinada contra a Covid-19

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
10/02/2022 às 12:31.
Atualizado em 10/02/2022 às 13:26
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Apenas uma em cada cinco crianças mineiras recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até a manhã desta quinta-feira (10). Isso representa quase 400 mil imunizantes infantis aplicados no Estado desde o início da campanha de vacinação para o grupo de 5 a 11 anos. 

Mesmo diante a baixa adesão, a cobertura vem aumentando entre os pequenos. A avaliação é do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. 

“O que a gente percebe é uma aceleração em relação à última semana. Temos pouco mais de 20%, o que é bem menos do que a gente gostaria, mas é um ponto positivo, um motivo de comemoração saber que quase 400 mil responsáveis tiveram a consciência da importância da vacinação. E este número é maior, os dados ainda estão chegando”, disse. 

Ainda segundo o titular da pasta, Minas tem a capacidade de vacinar mais de 1,2 milhão de crianças neste momento. Além disso, o Estado ainda deve receber um novo carregamento com doses infantis da Pfizer nesta sexta (11). 

“Fiquei muito feliz com essa mudança da vacinação infantil e acho que a volta das aulas incentivou. Acho que uma criança puxa a outra e vamos conseguir chegar na nossa meta de vacinação infantil”, afirmou, considerando, ainda, que é preciso combater as fake news para que a imunização seja ainda mais intensificada. 

“Quero lembrar aos pais que temos muitas crianças vacinadas, que todas estão bem e agora mais seguras por estarem vacinadas. Então o apelo que a gente faz é que eles continuem vacinando. A gente entende os receios, mas nosso papel é esclarecer e dizer que a vacina é segura e deve ser dada”, concluiu. 

Além do apelo e de ações, o Estado ainda orienta que os municípios realizem busca ativa para que mais crianças sejam imunizadas. “E estamos trazendo a conscientização dentro das escolas. Quando a gente pede cartão de vacina é para fazer esse trabalho. Não tenho dúvida que o maior fator é o medo que os pais estão tendo”, finalizou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por