Com o feriado de Finados no domingo, haverá mudança no funcionamento dos serviços públicos em BH?
Parques, cemitérios e feiras funcionam normalmente, enquanto equipamentos culturais e unidades de saúde terão operação diferenciada
O feriado do Dia de Finados será neste domingo (2) e, mesmo caindo no fim de semana, a data altera o funcionamento de alguns serviços e equipamentos públicos em Belo Horizonte.
Parques, cemitérios e feiras municipais vão funcionar normalmente, mas alguns espaços culturais e unidades administrativas ficarão fechados.
O Zoológico, o Jardim Botânico e o Aquário do Rio São Francisco estarão abertos. O zoológico e o jardim funcionam das 8h às 17h, com entrada até as 16h, e o aquário das 8h30 às 16h30.
A maioria dos parques municipais também abre, como o Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Lagoa do Nado, Burle Marx, Serra do Curral e Aggeo Pio Sobrinho. Dois espaços permanecem fechados: Parque Alexander Brandt e Jardim das Nascentes (Madri). Outros, como o Vertedouro da Barragem Santa Lúcia e o Parque das Nações, têm acesso permanente.
Cemitérios terão homenagens, chuva de pétalas, missas e ações especiais
Os cemitérios municipais da Paz, Saudade, Consolação, Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão abertos das 7h às 17h30 para visitação. O atendimento administrativo será suspenso, mas haverá equipes para tirar dúvidas e prestar orientações sobre pendências de jazigos. Os espaços terão ações especiais por conta do Dia de Finados. Veja toda a programação neste link.
Os Cras, Creas, Centros-Dia e Centros de Referência estarão fechados. Já os abrigos, casas de passagem e residências inclusivas funcionam. O Conselho Tutelar atende em plantão 24 horas, e o Serviço de Abordagem Social atua das 9h às 21h.
Os Restaurantes Populares I, II, III e IV abrem apenas para o atendimento à população em situação de rua. O Mercado Distrital do Cruzeiro, o Mercado do Padre Eustáquio e o Programa Abastecer funcionam. Já o Banco de Alimentos, o Cresan Lagoinha e a Central da Agricultura Familiar (Cafa) permanecem fechados.
As feiras livres, orgânicas e de agricultura urbana terão funcionamento facultativo. A tradicional Feira Hippie da Afonso Pena funciona das 8h às 14h, com interdição de vias até 18h.
A maioria dos centros culturais, teatros e bibliotecas públicas permanece fechada. O Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile abrem das 10h às 18h. O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado funciona das 9h às 17h. Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Veveco e do Mercado das Flores abrem das 8h às 17h e das 8h às 16h, respectivamente.
As UPAs, o Hospital Odilon Behrens, o SAMU e os Centros de Saúde Mental funcionam normalmente. Já os Centros de Saúde, consultórios, laboratórios regionais, unidades de reabilitação e especialidades médicas estarão fechados. O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais atende das 8h às 18h.
Outros serviços
O BH Resolve, Procon Municipal, Sine e Sala Mineira do Empreendedor permanecem fechados. A Guarda Municipal, o COP-BH e a Defesa Civil funcionam normalmente, com atendimento 24 horas. O transporte coletivo opera com quadro de horário de domingo, e a limpeza urbana será realizada normalmente.
Leia mais: