Pandemia

Comitê popular formado por médicos vê indícios de quarta onda da Covid-19 em BH

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
03/06/2022 às 17:12.
Atualizado em 03/06/2022 às 17:59

Criado oficialmente nesta sexta-feira (3), membros do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 disseram que Belo Horizonte pode estar no início de uma quarta onda da infecção provocada pelo coronavírus. A informação foi apresentada a partir de números que apontam o aumento de casos da doença.

A taxa de incidência do vírus, representada por casos a cada 100 mil habitantes, atualmente está próxima de 200, representando um crescimento exponencial. Há cerca de um mês, no início de maio, a incidência era de 60, o que representa uma alta de 233%. Na avaliação do infectologista Carlos Starling, integrante do comitê, o momento é oportuno para aumentar as restrições sanitárias.

“Idas e vindas são normais na pandemia. Teremos momentos de restrição e de liberação. O que não dá é para achar que o vírus vai se comportar conforme (manda o) decreto”, afirmou o especialista, reforçando que medidas de proteção, como uso de máscara em lugares fechados, não devem ser abandonadas.

Quem também reforça a preocupação com o aumento no número de casos é o infectologista Unaí Tupinambás. “Estamos preocupados. É verdade que é outro momento (devido à vacinação). Mas estão morrendo três pessoas em média por dia em BH. Não podemos negligenciar as mortes”, destacou o médico, que também está no Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19.

Ainda segundo os especialistas, a taxa de “normalidade” em Belo Horizonte está em 84%. No fim de março, a taxa era de 92%. Essa métrica leva em conta dados como incidência da Covid, mortalidade e nível de vacinação. “Quando cai para abaixo de 50%, é momento de fazermos restrições maiores”, comentou Carlos Starling.

Ele alertou que, se a população não for orientada, a situação fica muito mais complicada. “É hora da população saber que deve voltar a tomar alguns cuidados. É assim vamos viver por um tempo até termos uma situação mais duradoura ou vacinas mais eficazes”, disse o infectologista.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de BH, está sendo feito o monitorando diário da situação da Covid-19 na cidade. "Caso seja necessário, e com base em dados epidemiológicos e evidência científicas, medidas poderão ser prontamente adotadas. Portaria publicada nesta sexta-feira (3) no DOM (DIário Oficial do Município) recomenda o uso da máscara em diversas situações. A portaria pode ser acessada neste link. No momento, estão mantidas as regras publicadas", informa a nota da PBH.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por