A Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais de Barbacena, no Campo das Vertentes, confirmou, nesta sexta-feira (2), que a febre amarela foi a causa da morte de um homem no último domingo (28). O paciente tinha 41 anos e era residente em Ouro Branco, na região Central de Minas.
Com essa confirmação, o número de mortes por febre amarela em Minas pode chegar a 46, já que alguns casos já foram anunciados pelas administrações municipais, mas ainda não estão incluídos no levantamento semanal da Secretaria de Estado de Saúde.
No Boletim Epidemiológico divulgado na última terça-feira (30), havia a confirmação de 36 mortes no Estado, desde dezembro, por febre amarela, e a indicação de outras 13 sob investigação. Neste balanço, ainda não haviam sido contabilizados os casos fatais confirmados e divulgados por prefeituras de moradores das cidades de Barbacena, Itabira, Senhora de Oliveira, Santo Antônio do Aventureiro, Piranga, Jeceaba, Alvinópolis, Belo Vale e Juiz de Fora.
Cidade que tem recebido muitas vítimas de febre amarela, Barbacena já confirmou, por exame laboratorial, quatro mortes – de moradores da própria cidade, Ouro Branco, Piranga e Senhora de Oliveira. Nesta quinta-feira (1º), a prefeitura da cidade anunciou a morte de um morador de 58 anos da cidade de Caranaíba, no Campo das Vertentes, por suspeita de febre amarela. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) fará o exame para verificar se ele realmente foi vítima da doença.
Leia mais:
Avanço da febre amarela aumenta preocupação com o Aedes aegypti na capital
13 pessoas já morreram de febre amarela no Rio em 2018
Zoológico de BH reabre nesta sexta com exigência de apresentação do cartão de vacina
Morador de Senhora de Oliveira morre por febre amarela; óbitos podem chegar a 45 no Estado