Contorno Viário de Montes Claros retira veículos pesados da malha urbana e traz ganhos logísticos
Com 14 quilômetros de extensão, novo complexo conecta três rodovias federais no Norte de Minas

Uma das principais obras de infraestrutura do Norte de Minas, o Contorno Viário de Montes Claros foi concluído e já está em funcionamento. Com 14,09 quilômetros de extensão, o complexo conecta as BRs 135, 365 e 251, formando um dos maiores entroncamentos rodoviários do país.
O projeto recebeu cerca de R$ 250 milhões em investimentos, viabilizados por meio de contrato de concessão entre a Secretaria do Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e a concessionária Ecovias Norte Minas.
A obra inclui a implantação de um novo segmento de 2,82 quilômetros de pista simples, além da restauração e adequação de 9,64 quilômetros de vias até o entroncamento com a BR-251 e uma nova ligação, de 1,63 quilômetro, até a Estrada da Produção.
Além de retirar veículos pesados da malha urbana, o Contorno Viário traz ganhos logísticos importantes para o setor industrial, facilitando o escoamento da produção, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a segurança viária.
“O Norte de Minas vive um novo momento. Esse contorno não é só uma entrega de infraestrutura, são 14 quilômetros que conectam com o segundo maior entroncamento logístico do Brasil. Aqui está um dos maiores pólos de desenvolvimento do nosso estado e a infraestrutura é a base para a gente continuar avançando”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Durante a entrega, a concessionária também anunciou a conclusão da duplicação de 35 quilômetros na BR-135 entre Montes Claros e Bocaiúva, além da implantação de retornos, melhorias de acesso, passarelas e vias marginais.
O contrato de concessão prevê ainda investimentos de R$ 3,6 milhões em 364 quilômetros de malha viária nos próximos 30 anos, abrangendo diversas cidades da região.
* Informações da Agência Minas
Leia mais: