A Copasa foi multada em R$ 171 mil pelo Procon-MG por seguidas e prolongadas interrupções no abastecimento de água em Frutal, no Triângulo. Os problemas ocorreram em 2019, 2020 e 2021. As informações foram divulgadas pelo órgão de defesa do consumidor na terça-feira (7).
A decisão da Justiça ressalta que a falha na prestação do serviço atingiu grande parte dos moradores do município, causando prejuízos inclusive durante a pandemia de Covid-19. O documento aponta que as irregularidades nos serviços causaram manifestações de moradores, com panelaços e queimas de pneus em vias públicas.
Segundo o Procon-MG, a empresa descumpriu o Código de Defesa do Consumidor, que dispõe sobre concessão e permissão da prestação de serviços públicos. Durante a tramitação do processo, o órgão de defesa do consumidor encaminhou à Copasa propostas de resolução do conflito, mas não foi respondido.
O Hoje em Dia procurou a Copasa, que informou não se manifestar "sobre processos que estão em discussão".
*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca.
Matéria atualizada às 14h37 com o retorno da Copasa