No Dia da Gastronomia

Cozinha mineira é declarada patrimônio cultural imaterial do Estado

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
05/07/2023 às 21:18.
Atualizado em 05/07/2023 às 21:19
A cozinha mineira é reconhecida em todo o Brasil (Divulgação/Setur)

A cozinha mineira é reconhecida em todo o Brasil (Divulgação/Setur)

Na data em que se comemora o Dia da Gastronomia Mineira, a cozinha do Estado foi declarada, nesta quarta-feira (5), patrimônio cultural imaterial de Minas. E para celebrar e promover ingredientes, saberes e práticas, o governo lançou o projeto "Cozinha Mineira Patrimônio - Temporada 2023", que vai contemplar uma série de ações que reforçam a importância da cozinha mineira para a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico e social do estado, enaltecendo a cozinha mineira enquanto patrimônio imaterial.

A declaração e o lançamento ocorreram durante reunião do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), no Palácio da Liberdade. 

Governo de Minas lançou na ocasião o projeto Cozinha Mineira Patrimônio - Temporada 2023 nesta quarta-feira (Leo Bicalho)

Governo de Minas lançou na ocasião o projeto Cozinha Mineira Patrimônio - Temporada 2023 nesta quarta-feira (Leo Bicalho)

“Vamos valorizar e promover a cultura alimentar e gastronômica de Minas Gerais. Isso significa que teremos vários festivais da cozinha mineira espalhados pelo estado, de forma especial no Circuito da Liberdade. Teremos também ações para desenvolver o turismo de base comunitária e, com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), pretendemos proteger e salvaguardar ainda mais a agricultura familiar”, pontuou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. 

Na sequência, ele ressaltou a importância dos povos originários e tradicionais na construção da cozinha mineira. “É sobretudo no povo negro, nos povos indígenas da nossa terra, que nasce a genialidade dessa cozinha. É um dia de celebração imensa para Minas Gerais essa declaração da cozinha mineira como patrimônio imaterial do estado”, completou Oliveira.

A deliberação sobre o Registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – O Milho e a Mandioca é de grande relevância para o reconhecimento e a valorização de saberes e práticas desenvolvidos pelos povos originários e tradicionais, como as comunidades indígenas e negras. A contribuição desses povos foi essencial para que a mandioca e o milho constituíssem alguns dos pilares que sustentam a cozinha mineira.

Cozinha Mineira Patrimônio - Temporada 2023

De acordo com o governo, o projeto Cozinha Mineira Patrimônio visa prpmover o repertório alimentar e gastronômico mineiro, a partir de ações voltadas ao fomento, à capacitação, à valorização e à divulgação dos sistemas culinários da cozinha mineira enquanto patrimônio cultural imaterial.

A valorização da cozinha mineira baseia uma nova campanha do governo, concebida para promover Minas a partir das “cinco estrelas” da atividade turística em território mineiro: a experiência gastronômica, o turismo de natureza, de aventura, os patrimônios históricos e a arte moderna e contemporânea.

* Com Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por