Prevenção

Crianças de férias? Cuidado com aparelhos ligados na tomada, alerta engenheiro elétrico

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/06/2022 às 09:00.
Celular não deve ser usado enquanto carrega, alerta especialista (Pixabay)

Celular não deve ser usado enquanto carrega, alerta especialista (Pixabay)

Com a chegada das férias escolares, os lares passam a contar com a presença das crianças durante todo o dia. Contudo, cuidados devem ser tomados para evitar acidentes relacionados à energia elétrica. Uma das maiores preocupações é quanto aos aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, os "queridinhos" dos pequenos.

O alerta é do engenheiro elétrico João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig. "Muitos pais acabam dando o celular para entreter os filhos. Um tranquilizante de criança é o celular. Mas acabou a bateria, deixa o aparelho carregando e para de usar", advertiu o especialista.

Conforme dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), oito pessoas morreram em 2021 no Brasil devido a aparelhos que estouraram. "São poucos os casos, mas quando acontece atinge toda a família", reforçou o engenheiro.

Os cuidados não param por aí. Segundo João José Soares, além de não usar o celular durante a carga, também é necessário afastar o dispositivo de materiais que possam provocar incêndios, como roupas de cama e toalhas.

Outro alerta relacionado aos aparelhos eletrônicos está relacionado ao uso de carregadores não certificados, considerados genéricos e, normalmente, falsificados. "Todos devem ter o selo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)", afirmou o especialista da Cemig. Isso porque os cabos sem garantia podem causar uma super tensão na bateria dos aparelhos, levando a aquecimento e possível explosão.

Extensões 
Conforme o engenheiro elétrico, os pais também devem ficar atentos à presença de extensões elétricas pela casa. "Muitas pessoas têm mania de espalhar extensões pela casa. A criança desconhece o perigo. Ela pode acabar chutando e pisando, o que afrouxa a conexão dentro da tomada. Isso pode causar um incêndio", advertiu João José Soares.

Crianças menores, como as que estão começando a dar os primeiros passos, também podem querer roer a fiação, alertou o engenheiro. "Pode ocorrer um choque elétrico dentro da boca e machucar bastante".

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por