Tá vencida, mas é boa

Data de validade da vacina AstraZeneca, contra Covid-19, preocupa usuários em BH

Luciane Amaral
@lucianeamarallamaral@hojeemdia.com.br
23/06/2022 às 18:56.
Atualizado em 23/06/2022 às 19:10

"Muita gente, ao ver que a data de validade da vacina está vencida, prefere não tomar e ainda reclama". A declaração é de uma atendente que aplicava a quarta dose do imunizante contra Covid-19 em um pessoa de 57 anos na Faculdade UNA, na região Central de BH, na tarde dessa quarta-feira (23).

Atendente de ponto de vacinação contra a Covid-19 mostra documento do Ministério da Saúde que informa usuário sobre prorrogação da data de validade do imunizante (Luciane Amaral)

Atendente de ponto de vacinação contra a Covid-19 mostra documento do Ministério da Saúde que informa usuário sobre prorrogação da data de validade do imunizante (Luciane Amaral)

A jovem estava apresentando aos interessados um documento do Ministério da Saúde que explica que houve uma extensão do prazo de validade do imunizante AstraZeneca, produzido no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Mesmo assim, tem muita gente que não toma", desabafou a estudante de Enfermagem.

É o caso do aposentado Eugênio Miranda, de 65 anos, que vem tentando tomar a quarta dose da vacina contra a Covid. Ele já foi a dois centros de saúde (Santa Rosa, no bairro Universitário, e Padre Maia, no Liberdade), ambos na região da Pampulha. Nos dois locais a única vacina disponível para a faixa etária dele era a AstraZeneca.

"A atendente (do primeiro posto) disse que a vacina já estava vencida há dois meses, mas que tinha uma autorização da Anvisa para que fosse usada até outubro. Aí, eu não quis me vacinar", explicou Miranda.

No segundo Centro de Saúde, a situação do imunizante da Fiocruz era a mesma.

"Eu fiquei com medo, a vacina está vencida. E acredito que não é uma canetada num papel em branco que vai torná-la válida, se o próprio fabricante, o próprio pesquisador, estipulou um prazo X de validade pra ela. Não quis tomar", explicou o aposentado.

Eugênio Miranda disse ainda que consultou médicos, que recomendaram cautela e o aconselharam a não tomar a quarta dose nessas circunstâncias. "Vou esperar ter uma (vacina) dentro da validade, para que eu possa exercer meu direito de ser imunizado com a quarta dose", finalizou o aposentado.

É segura
O médico epidemiologista e mestre em infectologia, José Geraldo Leite, que é assessor de vacinas do grupo Hermes Pardini, disse que não há o que temer. "Estender o prazo de validade de vacinas que ficaram bem estocadas, em volume grande, após avaliação do produtor é corriqueiro em imunização", tranquilizou o especialista. "Não há perda de eficácia e os imunizantes estão em perfeito estado", concluiu.

Atendentes em postos de saúde tentam tranquilizar usuários sobre eficácia do imunizante produzido pela Fiocruz (Luciane Amaral)

Atendentes em postos de saúde tentam tranquilizar usuários sobre eficácia do imunizante produzido pela Fiocruz (Luciane Amaral)

Entenda
Em 30 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação da validade dos novos lotes da vacina AstraZeneca. A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, por unanimidade, em 11 de abril, nova ampliação do prazo de validade de lotes já fabricados e distribuídos pela Fiocruz.

A decisão considerou pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência e a avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a rastreabilidade e identificação dos lotes já distribuídos.

Com a autorização excepcional, os lotes constantes da lista, embora tragam a validade de seis meses no rótulo, por terem sido fabricados antes da decisão, tiveram o vencimento prorrogado para nove meses. A medida vale para os lotes que constam nesta lista da Anvisa.

Febre amarela
Outra vacina que também teve prazo de validade estendido é a da febre amarela. A neta de Eugênio Miranda está sem tomar a dose de reforço contra a doença. A menina tem 4 anos e deveria tomar a segunda vacina, mas a mãe a levou a vários postos e o prazo de validade que consta no rótulo está vencido. A pediatra da garota orientou a família a não receber o imunizante, por causa do risco de perda de eficácia.

O que diz a PBH
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, conforme Ofício Circular nº 128/2019/SVS/MS, alguns lotes da vacina (atenuada) contra a febre amarela tiveram o prazo de validade estendido para 36 meses a partir da data de fabricação.

No caso da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o Ministério da Saúde prorrogou o prazo de validade de lotes.  Para a AstraZeneca, o prazo de validade passou de seis para nove meses.

Ainda de acordo com a Secretaria, todas essas informações já foram repassadas às  equipes que aplicam as vacinas da Covid e da febre amarela. Além disso, as equipes das salas de vacinação estão orientadas a prestar todos os esclarecimentos sobre a ampliação do prazo aos usuários.

Na nota, a pasta declarou ainda que cumpre, rigorosamente, as aplicações nos prazos determinados pelo Ministério da Saúde e informou que os imunizantes  – tanto da febre amarela, quanto da Covid – estão disponíveis nos centros de saúde do município.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por