Até 200 mm

Defesa Civil Estadual alerta para chuvas intensas em três regiões de Minas até esta sexta

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/01/2023 às 21:13.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (4), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais emitiu alerta para chuvas intensas, de até 200 mm por dia, nas próximas 48 horas no Estado.

Segundo a Cedec, dados meteorológicos apontam que as regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes têm maior possibilidade de chuvas fortes.

Para se ter uma ideia do volume previsto de chuva, os 200 mm indicam que, cada milímetro de precipitação fornece um litro de água por m². Com isso, as três regiões podem receber 200 litros de água sobre cada metro.

As regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas podem receber chuvas intensas até sexta (Cedec / Divulgação)

As regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas podem receber chuvas intensas até sexta (Cedec / Divulgação)

As estimativas da Defesa Civil valem desta quinta-feira (5) até a sexta-feira (6).

As chuvas são causadas pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do Estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Cedec, informou que todos os alertas são preventivos, visando a proteção da população. “Trabalhamos sempre para alertar com a maior antecedência possível sobre a possível incidência de chuvas. É preciso que estejamos preparados e atentos para evitar problemas”, disse o tenente-coronel.

Moradores podem receber alertas sobre chuvas por meio de SMS. Basta enviar o CEP do local de interesse para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens automáticas comunicando eventos severos.

Dicas da Defesa Civil
Sandro Corrêa também reforçou a necessidade de cuidados para prevenir acidentes que podem ser provocados pela força das águas. Entre as principais dicas estão:

  • Nunca se abrigue embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas
  • Evite trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras
  • Não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por