Tradição e Fé

Depois de dois anos, fieis acompanham Procissão do Depósito do Senhor dos Passos em Sabará

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
11/04/2022 às 19:08.
Atualizado em 11/04/2022 às 19:27
 (Prefeitura Sabará / Divulgação)

(Prefeitura Sabará / Divulgação)

A tradicional Procissão do Depósito do Senhor dos Passos volta a ser realizada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, depois de ficar suspensa por dois anos, em função da pandemia. 

Os fiéis saem pelas ruas centenárias da cidade histórica, nesta segunda-feira (11), às 20h, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Eles levam um andor com a imagem do Senhor dos Passos, coberta por um tecido roxo, cor que simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo.  

O cortejo percorre dois quilômetros em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde o andor será descoberto por dois padres, para que seja revelada ao público apenas o rosto da imagem de Jesus. 

Na escadaria, um coro entoa hinos religiosos em latim. A banda da Sociedade Musical de Santa Cecília acompanha toda a cerimônia. 

(Prefeitura de Sabará/ Divulgação)

(Prefeitura de Sabará/ Divulgação)

A Procissão do Depósito, em que a imagem do Senhor dos Passos é levada de uma igreja e depositada em outra, é centenária em Sabará. “É uma forma de manter viva uma tradição religiosa, artística e cultural na cidade”, afirma o historiador José Arcanjo Bouzas, que mora na cidade há 78 anos.

Antes da procissão, o público testemunha outra tradição da Igreja Católica na Semana Santa: o Sermão do Pretório. A pregação leva os fiéis a refletirem sobre o julgamento, a condenação e a prisão de Cristo. E é uma oportunidade de revisitar o caminho percorrido por Jesus para realizar a obra da salvação. No altar, há uma imagem  do século 18, do Cristo preso a uma coluna. 

Acompanhe  abaixo a programação em Sabará nesta terça-feira (12): 

- 9h: InÍcio da visitação à imagem, parcialmente velada, de Nosso Senhor dos Passos, e vigília pela Confraria dos Passos e da Via Sacra, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

-  9h: Início da visitação à imagem de Nossa Senhora das Dores e de vigília pela Confraria das Dores. Pede-se para levar ramos de manjericão

- 17h Encerramento da visitação e vigília de Nosso Senhor dos Passos e  de Nossa Senhora das Dores

- 19h  Missa na igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, com responsório da Paixão e coro da Semana Santa, desvelamento do pano roxo que cobre a Imagem do Senhor dos Passos, seguido procissão e Via Sacra acompanhada pela danda Santa Cecilia

Leia Mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por