
A descoberta de um ninho fossilizado de titanossauro, uma espécie de dinossauro herbívoro de pescoço longo, na região de Ponte Alta, a cerca de 30 km do centro de Uberaba deu origem a um estudo publicado nessa quinta-feira (24) na revista científica Scientific Reports.
Segundo informações da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), as pesquisas paleontológicas no país, até então, só haviam descoberto ovos individuais fossilizados. O achado mineiro é o primeiro sítio de nidificação de dinossauros encontrado no Brasil.
Os pesquisadores puderam avaliar as características das cascas e dos tipos de ovos, de aproximadamente 12 cm de diâmetro, comparando com fósseis de outros locais do mundo, principalmente da Argentina. Isso permitiu identificar que se tratava de titanossauros que viveram no período Cretáceo, entre 135 e 65 milhões de anos atrás.
De acordo com a UFTM, o primeiro fóssil encontrado em Uberaba foi descrito em 1951 e, curiosamente, era um ovo também atribuído ao titanossauro. A partir de então, a região se tornou referência mundial no estudo de fósseis de vertebrados do Cretáceo.
Leia mais: