'sensação de liberdade'

Desobrigação do uso de máscara em espaços públicos anima moradores de BH

Lucas Sanches
@sanches_07
04/03/2022 às 09:39.
Atualizado em 04/03/2022 às 09:52

A partir desta sexta-feira (4), o uso de máscaras não é mais obrigatório em lugares abertos de Belo Horizonte. O decreto publicado pela prefeitura, ainda não chegou aos olhos e ouvidos de todo mundo, mas muita gente que passa a saber da novidade logo esboça um sorriso de alegria.

"É uma notícia ótima. Era muito ruim usar todo dia, em todo lugar. Ainda mais de óculos, que sempre fica embaçado e dificulta demais pra gente", comemora o operador de máquina Joaquim Pereira, de 58 anos.

Ele conta que só usava o item por obrigação, mesmo assim apenas em lugares fechados e com grandes aglomerações. Mas agora, sabendo da desobrigação, afirma que "vai andar com mais liberdade pelas ruas".

A mesma percepção teve o marceneiro Marcelo de Souza, de 68 anos. O idoso acredita que o novo coronavirus está recuando em BH, e com o avanço da vacinação, vê esse novo passo com bons olhos na cidade.

"Tenho dois filhos que pegaram covid, mas por estarmos todos imunizados, foi uma doença muito leve. Isso mostra como nós estamos mais protegidos, e passa a sensação de segurança. Mas só por garantia, ainda quero usar quando pegar um ônibus, ou quando ver muita gente aglomerada", comenta.

 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

Decisão

A medida foi anunciada ontem pelo prefeito Alexandre Kalil e está em vigor, após ser oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município, na edição desta sexta-feira (4).

A liberação tem aval do Comitê de Enfrentamento à enfermidade, formado pelo secretário municipal de saúde e infectologistas voluntários. O avanço da vacinação contra o coronavírus e a disseminação da variante Ômicron em janeiro e fevereiro são os principais fatores levados em conta. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por