Um tremor de terra foi sentido por moradores de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, na noite de segunda-feira (10). De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo foi de 2.9 na Escala Richter, considerado baixo.
Conforme a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, não houve ocorrências relacionadas ao tremor na cidade, sentido principalmente nos bairros Lagoa dos Mandarins, Icaraí, Niterói, Grajaú, Danilo Passos, Vila Romana e Jardim Floramar.
Para efeito de comparação, a Escala Richter vai de 0 a 10 e, Segundo a RSBR, um tremor entre dois e quatro é sentido como um veículo grande e pesado passando na rua. A magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis. A partir de oito graus, podem ocorrer desmoronamentos e outros danos estruturais.
As causas do tremor ainda são desconhecidas. Moradores comentaram a situação nas redes sociais, dentre eles, o vereador Eduardo Azevedo (PSC), que ainda desabafou: "o que está acontecendo com Divinópolis?"
— Vereador Eduardo Azevedo (@eduardoazevemg) January 11, 2022Gente, o que está acontecendo com Divinópolis este ano?
O barulho e “tremor” que alguns moradores relataram ter ouvido ontem, foi de fato um TREMOR DE TERRA de magnitude 2,9 na escala Richter. pic.twitter.com/2yRBgQwQQX