
Dois homens, de 45 e 51 anos, suspeitos de exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet foram presos em flagrante, em João Pinheiro e Montes Claros, regiões Noroeste e Norte de Minas, durante operação para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em dez cidades.
As prisões aconteceram nessa quarta-feira (6), mas a informação só foi repassada pelas autoridades nesta quinta (7). Nos endereços vinculados aos suspeitos, foram apreendidos seis celulares e computadores.
Segundo a chefe da Divisão Especializada da Polícia Civil, Cristiana Angelini, o material será periciado pelo Laboratório de Crime Cibernético da instituição. “Com um desses homens foi encontrada grande quantidade de materiais e há indícios de que ele o comercializa internacionalmente", disse a delegada.
A pena para quem armazena os conteúdo de exploração sexual infantil varia de um a quatro anos de prisão. Já para quem compartilha é de três a seis anos e para quem produz, quatro a oito.
A operação, intitulada de 'Bad Vibes', foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As ações ocorreram em BH, Araxá, Congonhas, Cuparaque, Ipatinga, João Pinheiro, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Montes Claros e Pirapora.
A ação é um desdobramento da primeira fase da operação, que ocorreu em 10 de outubro deste ano, que teve como resultado o cumprimento de 47 mandados de busca e apreensão e 22 prisões em flagrante, em 13 estados.
* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca