
O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), segue uma secular tradição católica de homenagem aos mortos. A data atrai milhões de pessoas aos cemitérios de todo o país. Em Belo Horizonte, o movimento é intenso no Saudade, Paz, Bonfim e Consolação.
As necrópoles de BH ficam abertas até às 17h30. Os locais contam com reforço nas equipes de atendimento e sinalização especial para facilitar a localização dos jazigos.
Dentro dos cemitérios, os visitantes poderão usar o Sistema de Necrópoles do Município (Sinec), acessível por QR Code ou pelo site, para consultar o local exato da sepultura.
Depositar flores naturais nas lápides será permitido, desde que não acumulem água, e haverá celebrações religiosas ao longo do dia - com missas a partir das 7h e variações de horários conforme o cemitério.
Horários de missas
- Cemitério do Bonfim: 14h e 16h
- Cemitério da Paz: 13h30, 15h e 16h30
- Cemitério da Saudade: 13h e 15h
- Cemitério da Consolação: 15h
Alterações no trânsito
Será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada um. Além disso, a preferência será para os veículos de familiares e amigos que irão acompanhar os sepultamentos agendados para essa data. Preenchidas as vagas, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.
Além de se informar antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo, a orientação é que seja reservado um tempo maior para percorrer o cemitério, por se tratar de dia atípico, com grande fluxo de pessoas.
Leia mais: