Segurança Pública

Donos de empresas de transporte solicitam escolta para ônibus da capital circularem

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
05/03/2022 às 11:26.
Atualizado em 05/03/2022 às 15:09
Dois ônibus já foram incendiados em Belo Horizonte (SetraBH/ Divulgação)

Dois ônibus já foram incendiados em Belo Horizonte (SetraBH/ Divulgação)

Após os incêndios criminosos ocorridos em coletivos da capital mineira, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) divulgou, nessa sexta-feira (4), ofício solicitando aos órgãos de Segurança Pública que haja escolta para a circulação de ônibus nos próximos dias.

Um primeiro pedido já havia sido feito, em 24 de fevereiro, com a greve das forças de segurança no Estado e o receio de manifestação dos presos, que enfrentam problemas para receber visita de familiares desde o início da paralisação.

"O sistema (...) se encontra em uma situação de total desequilíbrio econômico-financeiro e à beira do colapso. As receitas financeiras sequer conseguem cobrir os custos de mão de obra, diesel gasto na operação, quanto menos a reposição de veículo incendiado no ato de vandalismo criminoso", registra o ofício.

Procurados pela reportagem, os dirigentes do Setra preferem não se manifestar até a realização de coletiva à imprensa, que acontecerá na próxima terça (8) ou quarta-feira (9).

A Guarda Civil de Belo Horizonte informou que desenvolve ações em conjunto com os demais órgãos de segurança da cidade para prevenir ações criminosas como depredação e queima de ônibus.

"Todas as equipes que atuam em viaturas foram orientadas a ampliar as passagens em  pontos finais de ônibus, foi determinado ainda  a atenção e abordagem a pessoas que estejam de posse de galões de combustível", afirmou a entidade por meio de nota. 

Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Militar ainda não havia informado se recebeu o ofício e quais as medidas estão sendo adotadas para previnir as ações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por