
Somente nas últimas 24 horas, o corpo de bombeiros atenderam 84 chamados para combater focos de incêndio em Belo Horizonte. Na capital, foram 16 chamados e em Minas Gerais, 217 chamadas.
Depois de 3 dias de trabalho, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio no Parque Nacional da Serra da Gandarela. As equipes começaram a trabalhar na segunda-feira (15) e controlaram as chamas na tardes desta quinta-feira (18). 30 brigadistas foram mobilizados na operação, além de brigadistas. A área queimada não foi informada pelos bombeiros.
O local possui um conjunto cênico de exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta de um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas e formações do Cerrado, como os campos rupestres ferruginosos e quartizíticos, além de cangas ferruginosas.
Outro destaque são as áreas de recarga de aquíferos, com grande ocorrência de córregos e rios que drenam para as bacias dos rios Doce e das Velhas, tomando-se estratégico para o abastecimento presente e futuro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Incêndios em Parques estaduais
Em agosto, até terça-feira (16), o Instituto Estadual de Florestas registrou 163 ocorrências de focos de incêndio nas áreas internas dos parques, que destruíram 2.118,94 hectares. Já nas áreas de entorno, foram registrados 83 focos nos entornos dos parque que acabaram com 1.276,06 hectares.
Leia Mais