
O fim de semana foi de intensa chuva em Belo Horizonte e a capital continua em alerta, pois a segunda-feira (5) deve permanecer chuvosa. Nos quatro primeiros dias de dezembro, já choveu na cidade pelo menos 60% de todo o volume de chuva esperado para o mês de dezembro, que é de 319,4 mm.
A regional Oeste tem sido a mais castigado pelas chuvas. Nessa região, já choveu, entre sexta (1) e segunda, 83% do esperado para todo o mês, com 277,2mm. Na região, ruas e avenidas ficaram alagadas durante o fim de semana, como a avenida Francisco Sá, no Prado, e avenida Teresa Cristina, no Salgado Filho.
Em seguida aparecem as regionais Noroeste (248,8 mm), Barreiro (235,3 mm), Centro-Sul (215 mm) e Pampulha (201 mm). A regional que indicou menor volume de chuvas na capital foi a Leste, com 159,8mm (50% do esperado para o mês). Por toda a cidade, foram registrados casos de quedas de árvores, deslizamentos, inundações e enchentes. Na avenida Assis Chateuabriand, por exemplo, uma cratera se abriu, atrapalhando o fluxo de veículos na região central.
Entre sexta e segunda, a Defesa Civil de Belo Horizonte registrou 188 ocorrências. Dentre elas, oito foram referentes a deslizamento de encostas, 13 por deslizamentos, nove por risco de desabamento de muro de arrimo e 14 por risco de queda de muro. Ninguém ficou ferido.