
A Prefeitura de Belo Horizonte vai retomar aos sábados e domingos as teleconsultas para moradores com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. O serviço será ofertado, inicialmente, das 7h30 às 18h30.
De acordo com a PBH, caso seja necessário, haverá ampliação gradativa para os demais dias da semana. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Ainda conforme o Executivo, todos os moradores cadastrados em Centros de Saúde terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.
A consulta deve ser solicitada no portal da Prefeitura. A agenda será aberta neste sábado (15), a partir das 7h. De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis.
Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
Em nota, a PBH explicou que o "serviço de teleconsultas é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses".
Como agendar
A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.
Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.
O cidadão deve acessar o serviço por meio do portal da Prefeitura. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.
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