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Fiscalização

Em apenas 10 dias, 57 ônibus irregulares são retirados de circulação em BH

Da redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/08/2023 às 19:26.Atualizado em 08/08/2023 às 19:36.

Em apenas dez dias, 57 ônibus do transporte público de Belo Horizonte foram retirados de circulação após fiscalizações feitas pela prefeitura. Os coletivos estavam com portas danificadas, setas com defeito, bancos quebrados e elevadores inoperantes.

Além disso, a quilometragem prevista não foi alcançada, com 74 autuações emitidas. Diante das irregularidades, as empresas que operam o sistema na capital deixaram de receber mais de R$ 780 mil.

O balanço do funcionamento do serviço foi divulgado nesta terça-feira (8). Os dados levam em conta as ações realizadas pelos fiscais entre 21 e 31 de julho. Ao todo, 341 veículos foram vistoriados em 27 operações. 

Desde 8 de julho, quando foi sancionada a lei municipal que definiu a manutenção da tarifa em R$ 4,50 e criou a remuneração complementar baseada na produção quilométrica, houve intensificação da fiscalização do transporte coletivo.

A remuneração complementar só é repassada às concessionárias se a viagem for realizada de maneira completa, dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos na lei. 

O cálculo da remuneração complementar é realizado a cada 10 dias. No sistema convencional de ônibus, houve uma produção quilométrica de 4 mil quilômetros. No entanto, o previsto era 4,2 mil km, ou seja, 94,3% das viagens foram realizadas de acordo com a especificação da Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB). 

Já no transporte suplementar a produção quilométrica estimada era de 386 mil km, mas foram realizados 307 mil km, ou seja apenas 79,5% das viagens programadas. A remuneração do sistema suplementar era de R$ 620.095,92, mas foi pago R$ 458.624,84, o que corresponde a 73,96% da remuneração complementar. 

Mais reclamações e melhorias
Entre 21 e 31 de julho, 1.047 reclamações sobre as más condições dos ônibus foram feitas pelos passageiros, via o canal de WhatsApp. Segundo a PBH, as queixas ajudam a orientar as equipes de fiscalização nas ruas. É importante que a mensagem do usuário, além da linha, informe o número que identifica o veículo, pois isso contribui com fiscalização. Os usuários podem utilizar também o PBH App ou o portal de serviços. 

Em meio às irregularidades, ajustes foram feitos na operação de 13 linhas, seja no quadro de horários do dia útil ou do fim de semana. Já foram acrescentadas 318 novas viagens no sistema durante os dias úteis. Até o fim deste ano, 420 coletivos novos vão entrar no sistema possibilitando mais partidas nos quadros de horários e veículos com mais conforto.

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