vacinas salvam vidas

Em BH, 73,51% das mortes por Covid foram de pessoas que decidiram não se vacinar

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/03/2022 às 18:32.
Atualizado em 14/03/2022 às 19:22
 (Tomaz Silva/ Agência Brasil)

(Tomaz Silva/ Agência Brasil)

Um levantamento divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14), apontou que 73,51% dos 4.982 óbitos em decorrência da Covid-19 ocorridos entre janeiro de 2021 e março deste ano são de pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra a doença.

De acordo com a PBH, dos óbitos ocorridos em pessoas que se imunizaram, 13,41% estavam com esquema vacinal incompleto, ou seja, com apenas uma dose. Já 13,08% tomaram as duas doses, porém, possuíam comorbidades. 

Ainda considerando os óbitos em vacinados, 44,63% são de pessoas com idade de 80 anos e mais, 34,23% com idade entre 70 e 79 anos e 16,89% de pessoas com idade entre 60 e 69 anos. 

O levantamento considerou as mortes ocorridas a partir de janeiro de 2021, quando foi iniciada a vacinação na capital. A análise foi feita cruzando bases de dados, em que foram registrados casos confirmados, pessoas vacinadas, internações e óbitos. 

“Estes dados comprovam, mais uma vez, que as vacinas salvam vidas. Belo Horizonte é um exemplo, com mais de 100% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e cerca de 96% com a segunda dose. É muito importante que todos que já foram convocados tomem a dose de reforço ou adicional, ou ainda a quarta dose. Também precisamos proteger as nossas crianças. As vacinas são seguras e a Prefeitura mantém, há mais de um ano e em todas as regionais, postos de vacinação em pleno funcionamento para garantir que todos sejam imunizados”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto

Sem reforço

Praticamente metade da população com mais de 12 anos de Belo Horizonte ainda não tomou a dose de reforço contra a Covid-19. O grupo de atrasados soma cerca de um milhão de pessoas. Apesar da queda nos casos e mortes provocados pela doença, autoridades reforçam a necessidade de completar o esquema vacinal.

Cronograma de vacinação

A vacinação segue em andamento na cidade com convocações para aplicação da segunda dose para crianças e ainda ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por