Mais 13 leitos pediátricos de enfermaria serão abertos em Belo Horizonte, que está em situação de emergência por conta do aumento dos casos de doenças respiratórias. As vagas estarão disponíveis na próxima semana no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), que destina 100% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O anúncio foi feito neste sábado (10) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que participou das ações do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, no Parque Municipal. A ampliação, em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), faz parte de um plano de ação da PBH.
Os novos leitos se somam aos outros 30 já anunciados, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura, e outros 10 no Hospital da Baleia. "(A medida) faz parte da nossa preocupação com essas doenças respiratórias que atingem principalmente as crianças", afirmou Damião.
As crianças fazem parte de um dos públicos mais vulneráveis. Em 2025, considerando os menores de 1 ano, foram 1.150 solicitações de internação. Desse total, 614 pedidos ocorreram entre 6 de abril e 3 de maio.
Segundo a PBH, com a disponibilização de novos leitos, a expectativa é reduzir o tempo de espera para uma unidade hospitalar. "Neste momento, estamos enfrentando o período de aumento na busca por cuidado médico, devido às questões respiratórias. O município tem trabalhado e se empenhado diariamente para ampliar, sempre que preciso, os serviços da rede SUS-BH. Assim, garantimos uma assistência adequada às pessoas”, disse o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Baixa cobertura vacinal contra gripe
O Parque Municipal recebeu neste sábado a abertura do Dia D de Vacinação contra a Gripe. Até o momento, já foram aplicadas 304 mil doses em Belo Horizonte. Desse total, cerca de 198 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (12,3%), idosos com 60 anos ou mais (35,5%) e gestantes (20%). Em 40 dias de campanha, o município alcançou 29,7% de cobertura – a meta é 90%.
Leia mais: