
Cerca de 70 pessoas se reuniram neste sábado (10) em prol da preservação do meio ambiente, em uma ação realizada em um dos mais importantes cartões-postais de Belo Horizonte, a Serra do Curral. Além de botas, roupas e mochilas próprias para trilhas, os voluntários levaram sacolas de plástico para catar o lixo deixado na área verde.
Essa foi a primeira ação do tipo aberta ao público organizada pelo Instituto Serra do Curral, criado para promover e proteger a trilha da Crista, trecho de aproximadamente 2 quilômetros que cruza a montanha da região Centro-Sul e oferece vista privilegiada de todas as regiões da capital.
Segundo os organizadores, o volume encontrado de resíduos descartados irregularmente na trilha foi "irrisório", o que deve ser comemorado. A ideia é que ações de consciência ambiental como essa sejam realizadas mensalmente.
Saiba mais sobre a trilha da Crista
A trilha da Crista está sendo revitalizada e foi reaberta ao público em dezembro após ficar oito anos fechada. A visitação é feita de forma agendada e gratuita. Um termo de cooperação foi assinado entre a prefeitura e o Instituto Serra do Curral.
O projeto ainda prevê a revitalização dos mirantes e de uma portaria do Parque das Mangabeiras. A requalificação envolve a revisão da estrutura, nova sinalização, monitoramento e segurança.
Sistemas de combate a incêndio serão revisados e haverá implantação de escadas nos trechos de maior inclinação.
Ainda serão implantadas miniestações meteorológicas ao longo da Trilha da Crista e em outros pontos da cidade, para a produção de dados que permitam demonstrar a influência da Serra do Curral nas condições climáticas de toda a região metropolitana.
Leia mais: