'Maio laranja'

Em Minas, 11 pessoas são presas durante mês de combate à violência sexual contra crianças

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
26/05/2023 às 12:46.
Atualizado em 26/05/2023 às 13:07
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

A Polícia Civil de Minas apresentou, nesta sexta-feira (26), balanço da operação "Caminhos Seguros", que investigou durante o mês de maio suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes no estado. Ao todo, 11 pessoas foram presas. Maio é escolhido como mês de conscientização contra o abuso e a sexualização infantil no Brasil. 

Segundo a delegada Larissa Meyerhoffer, a corporação também realizou ações educativas em escolas e instituições.

"Foram presos suspeitos com condenações já estabelecidas, muitos com penas altas lançadas pela justiça. Além disso, a Polícia Civil se preocupou em fazer ações preventivas, como palestras, parcerias com times de futebol. Tudo com objetivo de conscientizar a população”, explicou.

Entre os 11 presos, estão pessoas de todas as classes sociais. A delegada destaca que eles aproveitam a proximidade com as vítimas para cometer os abusos.

“Não existe um perfil pré estabelecido. São pessoas de todos os níveis econômicos, que podem morar em qualquer bairro. Esse indivíduo muitas vezes se aproveita da proximidade e fragilidade da vítima. São pessoas que têm ligação e confiança com a família da vítima, eles se aproveitam da presença física da criança e se apresentam como abusadores”, disse.

Para Larissa, o que mais chamou a atenção dos investigadores foi a proximidade com a religião que eles possuíam.

“O crime contra dignidade sexual já é um crime nefasto, mas utilizando de fé religiosa, uma pessoa importante, e outros casos que já tivemos, um indivíduo ligado ao candomblé, um obreiro de igreja evangélica. São pessoas que utilizam da fé”, contou.

Balanço

Nesta sexta (26), um homem de 29 anos foi preso, no bairro Alto Vera Cruz, região Centro-Sul de BH, suspeito de abusar sexualmente de sua ex-enteada, de 10 anos. A vítima teria dito à mãe sobre as agressões após o fim do relacionamento entre o casal. Os abusos aconteciam frequentemente e eram feitos quando a mãe saía de casa. 

No início do mês, uma ação entre as polícias Civil de MG e São Paulo prendeu em flagrante um frei que abusava de crianças na capital paulista. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. No dia 17 de maio, mais cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra suspeitos de cometer crimes contra crianças e adolescentes na Grande BH. 

Nesta semana, outras quatro novas prisões, todas em Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por