Enem 2018: tema da redação é 'manipulação de comportamento de usuários da internet'

Paula Machado
pmachado@hojeemdia.com.br
04/11/2018 às 14:07.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:35
 (Twitter/Reprodução)

(Twitter/Reprodução)


Às 14h, meia hora após o início do primeiro dia de provas do Enem 2018, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o tema da redação deste ano. O anúncio foi feito por meio da conta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Twitter. Os estudantes em busca de uma vaga na universidade deverão dissertar sobre "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

Na avaliação de especialistas, os estudantes não deveriam reduzir o tema às fake news, mas perceber que ele é muito mais amplo do que isso e, acima de tudo, político. Por este motivo, os candidatos não devem deixar de citar o marco civil da internet, os depoimentos prestados por Mark Zuckerberg ao Senado estadunidense e as últimas eleições brasileiras.

Num horizonte maior, o letramento digital de crianças e adolescente seria alternativa para o desenvolvimento do senso crítico. Por isso, a "frase-tema" proposta pelo MEC permite várias possibilidades de argumentação que não fujam à temática.

Tão importante quanto os demais testes aplicados nesta tarde - de linguagem e ciências humanas - a redação deve ser feita com cautela para não ser zerada. Problemas comuns e que levam o candidato a ser mal pontuado são fugir do tema proposto ou se desconectar dele em algum trecho do texto, entregar a folha de redação em branco ou escrever até sete linhas. 

Além disso, usar impropérios ou ilustração, utilizar estrutura diferente da dissertativo-argumentativa em prosa. Cópias do Caderno de Questões são desconsideradas na correção e na contagem do mínimo de linhas obrigatórias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por