A última vez que o economista Matheus Mendonça, de 33 anos, fez vestibular foi em 2003. Na época, ingressou na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, onde se formou. Neste domingo (3), entretanto, ele decidiu tentar o Enem para seguir um caminho diferente: as artes.
“Nunca tinha feito esse exame nos moldes atuais. Percebi que é uma prova com muitos textos, possibilitando um bom entendimento das questões”, explicou. Ele fez o teste na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, região Nordeste de BH.

Matheus decidiu tentar o acesso à Guignard, escola de artes da UEMG
As expectativas, porém, são boas. “Quero entrar na Escola Guignard, escola de artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Um hobby, mesmo”, garantiu. No entanto, agora os esforços estão voltados para a próxima semana. “Vai ser mais dura. Sei que existe ligação covalente, mas não faço ideia mais do assunto”, brincou.
Os testes deste ano poderão, também, garantir a entrada no ensino superior de Luisa Borges, de 24 anos, que considerou o exame “tranquilo”, com uma redação “inesperada”, mas “importante”. “Tenho muita vontade de ser educadora física”, garantiu a moça. “É um sonho!”.