
As esculturas em bronze e em tamanho real do artista Léo Santana, em homenagem aos escritores mineiros Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Pedro Nava e Roberto Drummond, devem voltar para as ruas no dia 4 de março, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta segunda-feira (23).
Segundo a PBH, as obras foram retiradas das ruas em novembro do ano passado, após atos de vandalismo ou porque necessitavam de manutenção, devido ao desgaste natural. Após a restauração, as obras voltarão aos seus locais de origem. Confira:
- Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava: esquinas das ruas Goiás e Bahia
- Henriqueta Lisboa: rua Pernambuco, na Savassi
- Roberto Drummond: Praça da Savassi
- Murilo Rubião: jardins da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
No lugar das estátuas, foram instaladas placas interpretativas temporárias de sinalização, que permanecerão até que as peças retornem.
“Mais do que ter a satisfação de ver meu trabalho restaurado, a reposição desses monumentos urbanos é uma ação que valoriza a estética da cidade e é uma oportunidade de divulgar e de conscientizar a população sobre a relevância do nosso patrimônio público”, destaca Léo Santana.
Mãos arrancadas
De acordo com a empresa Fundição Artística Ana Vladia, que realiza a restauração junto com o artista, uma das peças mais danificadas foi a da poetisa Henriqueta Lisboa
“Arrancaram as mãos e o livro que ela segurava. Para reconstruí-las, foi necessário que o artista modelasse novamente essas partes. As mãos da escultura já foram fundidas. E o próximo passo será a solda da peça, seguida de finalização, oxidação e nova pátina”, explica.
Já na escultura de Carlos Drummond de Andrade, já foram realizados os trabalhos de modelagem, fundição e solda dos óculos do escritor, além da solda da mão direita. A próxima etapa será nova oxidação e pátina.
“As estátuas de Roberto Drummond, Pedro Nava e Murilo Rubião incluem a revitalização com a remoção da oxidação desgastada, escovação e nova pátina. Também foram feitas a conferência das soldas e reforço em pequenas rachaduras”, conta a empresa.
Reforço da cena literária
De acordo com a PBH, a reinauguração das obras também também vai trazer novidades para o fortalecimento do Circuito Literário de BH, como a sinalização interpretativa e a criação de roteiros literários turísticos pela Belotur.
“Também vamos reforçar a segurança das obras, em parceria com a Secretaria de Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal. A programação completa será divulgada posteriormente, mas já adiantamos que houve investimento de R$ 200 mil para o restauro das obras e as outras ações educativas”, afirma.
Leia mais
Bebê é encontrado em Esmeraldas ao lado de dois corpos em estado avançado de decomposição
Jovem de 20 anos suspeito de matar tio a pauladas é preso em BH
Confira a galeria de fotos: